sexta-feira, 1 de abril de 2016

Alexandre Lino estreia nos palcos como diretor em 'Volúpia da Cegueira'

Texto inédito de Daniel Porto aborda a sexualidade entre os cegos, revelando suas descobertas e fetiches mais íntimos. Espetáculo cumpre temporada de 07 de abril a 15 de maio, no Teatro Municipal Maria Clara Machado


Foto: Janderson Pires
Depois de dirigir quatro curtas e dois documentários de longa-metragem, o ator e diretor Alexandre Lino se prepara para sua primeira direção no teatro. Escrita por Daniel Porto, a peça Volúpia da cegueira tem estreia marcada para o dia 07 de abril, no Teatro Municipal Maria Clara Machado. Em cena, as fantasias e tabus sexuais de quatro personagens cegos, num jogo erótico-afetivo onde imagem e som atuam concomitantemente. Formado por Moira Braga, Felipe Rodrigues, Max Oliveira e Aléssio Abdon, o elenco traz dois atores que são de fato deficientes visuais, propondo uma inversão de papéis entre eles e o público.

O espetáculo dá sequência à linha investigativa da Documental Cia, que Alexandre Lino passa a nominar como grupo para seus projetos de “Teatro Documentário” – iniciado com Domésticas e seguido por O Pastor, Acabou o Pó e Nordestinos. “Há um pacto de verdade nesses trabalhos onde a potência do real é explicitada sem acréscimos que comprometam o reconhecimento”, explica. Partindo desse princípio, Lino optou por ter no elenco atores videntes e cegos sem, no entanto, identificar quais têm a deficiência ou não. Além disso, no início da sessão, o público receberá vendas para os olhos, dando a chance para todos experimentarem a sensação da escuridão plena vivida pelos atores em cena.

Criado por Karlla De Luca (que também assina o figurino), o cenário tem como pano de fundo um telão com imagens de olhos em serigrafia pintados pelo artista plástico Alexandre Elias, que também assina a trilha sonora. As cores preta, cinza, vermelha e branca dão o tom contemporâneo do figurino, confeccionado em moldes soltos e fluidos, inspirados nos balés de Pina Bausch.

Direção: Alexandre Lino
Texto: Daniel Porto
Elenco: Moira Braga, Aléssio Abdon, Felipe Rodrigues e Max Oliveira

De 07 de abril a 15 de maio, qui a dom, às 20h
Teatro Municipal Maria Claro Machado
Av. Padre Leonel Franca, 240 – Gávea
Informações: (21) 2274-7722
Ingresso: R$ 40,00 (inteira)
Duração: 70 min
Classificação: 16 anos


Nenhum comentário:

Postar um comentário