quarta-feira, 2 de março de 2016

O NARRADOR - Dias 02 e 03/03 às 19h. CCJF apresenta o INOMINÁVEL OCUPAÇÃO, com repertório da companhia carioca Teatro Inominável.

Centro Cultural Justiça Federal apresenta repertório da companhia carioca Teatro Inominável.
Nascida em 2008, dentro do curso de Direção Teatral da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a companhia Teatro Inominável ocupa, durante os meses de março e abril, o Centro Cultural Justiça Federal, apresentando os trabalhos em repertório e promovendo ações diversas em comemoração aos sete anos de trabalho na cidade do Rio de Janeiro. Em simultâneo à Ocupação no CCJF, uma plataforma online – inominavelocupacao.tumblr.com – desdobrará os sete anos de pesquisa da companhia visando abrir novos caminhos.

De 02 de março a 28 de abril de 2016, a companhia apresentará três criações de seu repertório: a performance O Narrador, que se apresenta na primeira e na última semana da ocupação; quatro semanas da tragédia Sinfonia Sonho e três semanas da comitragédia Vazio é o que não falta, Miranda. Nas palavras do diretor artístico da companhia, Diogo Liberano, atualmente, o nosso repertório é composto por três criações que manifestam quem somos enquanto companhia e quais são os universos que nos interessam, tanto em termos poéticos como em termos éticos. É como se fossem as criações que carregam o DNA do Inominável.
Com um histórico de seis criações, além de duas edições da mostra hífen de pesquisa-cena (indicada na categoria especial ao Prêmio Questão de Crítica em 2012), atualmente, a companhia começa a produzir a terceira edição da mostra (prevista para novembro de 2016), bem como está – simultaneamente – desdobrando duas novas criações cênicas: o espetáculo Sob o amor, com direção da inominável Natássia Vello e uma performance solo composta pelo inominável Márcio Machado, intitulada Yellow Bastard, com direção e dramaturgia de Diogo Liberano. Ainda neste 2016, o inominável Diogo Liberano conclui a sua pós-graduação em Artes da Cena (na UFRJ) com uma dissertação sobre a história da companhia, sob orientação da performer e teórica da performance Eleonora Fabião.

Tendo completado sete anos em 29 de dezembro de 2015, a Inominável Ocupação no CCJF é uma maneira de trazer de volta ao Rio dois espetáculos (Sinfonia Sonho e Vazio é o que não falta, Miranda) que não se apresentavam na cidade desde 2013, quando foi realizada uma ocupação em comemoração aos cinco anos da companhia. A performance O Narrador, projeto mais recente, no ano de 2015 estreou no Festival de Curitiba e realizou três temporadas no Rio e uma em São Paulo, além de ter se apresentado em mostras e festivais pelo Brasil. Por esta criação, a companhia foi indicada – pela dramaturgia – aos prêmios Shell e Cesgranrio.

Na avaliação da atriz Adassa Martins, integrante da companhia desde a sua formação, o Teatro Inominável nasceu da nossa necessidade de agregar força ao movimento de transformação da nossa realidade, pensar e agir sobre ela. São sete anos de muito trabalho e esperamos ser os primeiros sete de muitos que virão. É a idade da Alice, as cores do arco íris, os pecados capitais, e isso tudo aí. Vamos continuar criando e resistindo a nós mesmos e às certezas e absurdos do mundo, oferecendo contradição, diferença, outros pontos de vista, tentativas, erros e desejos.

O NARRADOR

Lembranças, poemas, cartas e troca de e-mails compõem O Narrador, um encontro entre Diogo Liberano e o público através do gesto de contar histórias. A partir do texto homônimo de Walter Benjamin (1892-1940), Liberano compartilha vivências próprias ligadas à morte de parentes e amigos buscando lançar um olhar renovador sobre a experiência da vida. Performance indicada pela dramaturgia aos Prêmios Shell e Cesgranrio no Rio de Janeiro.
Dramaturgia e Performance: Diogo Liberano | Composição Musical: Angel, de Rodrigo Marçal | Colaborações Artísticas: Adassa Martins, Caroline Helena, Flávia Naves, João Pedro Madureira e Natássia Vello | Produção: Clarissa Menezes e Thiago Pimentel

Dias 02 e 03 de março, 27 e 28 de abril, qua e qui às 19h
Centro Cultural Justiça Federal
Av. Rio Branco, 241 – Centro – Rio de Janeiro/RJ
Informações: (21)3261-2565
Classificação: 16 anos
Duração: 50 minutos
Ingresso: R$30 (inteira) - R$15 (meia)

OFICINA DE CENA, DRAMATURGIA E PERFORMANCE
Para além das criações que se apresentam, a companhia – sempre interessada na pesquisa e no intercâmbio – promoverá mais duas ações: a Oficina de Cena, Dramaturgia e Performance (de 19 a 21 de abril, de 14h às 17h30) realizará um encontro entre o diretor-dramaturgo Diogo Liberano e o elenco da companhia, para desdobramento – por meio de reflexões e práticas – dos processos de criação do Inominável; e também os encontros do PTI – Performance e Teatro (Inominável), grupo de estudos da companhia que abrirá ao público (por meio de inscrição prévia), investigações a partir dos tensionamentos entre teatro e performance. A cada encontro do PTI será concebida uma ação performativa a ser realizada na cidade do Rio de Janeiro.

PTI – Performance e Teatro (Inominável)
Serão realizados oito encontros de criação do Inominável, abertos ao público (por meio de inscrição prévia), a partir dos tensionamentos entre teatro e performance. Nestes encontros, junto ao estudo realizado com os criadores da companhia, serão concebidas ações performativas a serem realizadas na cidade do Rio de Janeiro. Cada inscrito receberá todo o material de pesquisa impresso.

Número de inscritos: 20
Datas: 06, 13, 20 e 27 de março e 03, 10,17 e 24 de abril.
Dias e horários: domingos de 14h às 18h
Informações e inscrições:
www.teatroinominavel.com.br - teatroinominavel@gmail.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário