segunda-feira, 9 de maio de 2016

Um príncipe chamado Exupéry – da Cia Mútua, de Santa Catarina

Inédito no Rio, todo realizado em teatro de animação, sem diálogos, espetáculo é aberto para toda a família e será apresentado no Espaço Teatro de Anônimo, na Lapa, dias 14, 15, 21, 22, 28 e 29 de maio, às 16h e 19h. Ingressos populares


Com 23 anos de trabalho, a premiada Cia Mútua, de teatro de animação, com sede em Itajaí, Santa Catarina, traz para o Rio o espetáculo Um príncipe chamado Exupery, que conta a história do autor do clássico ‘O Pequeno Princípe’, antes de escrever o livro, quando ainda era um jovem piloto da Companhia de Correio Aéreo Aéropostale e viajava pelo mundo entregando cartas. Uma de suas escalas era na praia do Campeche, em Florianópolis, local onde ele ficou conhecido como "Zéperri". Serão duas apresentações por dia a partir do dia 14 de maio e até 29 de maio, aos sábados e domingos. Cada sessão tem lotação de 60 pessoas. Mais de 10 mil pessoas já assistiram à montagem em quase 200 apresentações.

O cenário do espetáculo é um capítulo à parte. A cia criou um autêntico hangar exatamente como era nos anos 1920, época em que viveu e trabalhou Exupéry. O público assiste à apresentação dentro deste imenso cenário, uma estrutura de alumínio e madeira com 4 metros de altura e mais de 800 quilos. É com esse enorme cenário que a trupe de Santa Catarina tem viajado o Brasil para se apresentar por toda parte. O espetáculo conta com mais de 20 bonecos que compõem o elenco da peça. A última passagem da Cia Mútua pelo Rio foi em 2012.

Antes de ter se tornado mundialmente conhecido pelo romance “O Pequeno Príncipe”, Saint-Exupéry trabalhava para a Companhia de Correio Aéreo Aéropostale, entregando cartas em escalas de vôos diários, que se estendiam por duas cidades extremas do território brasileiro, Natal (RN) e Pelotas (RS), inclusive linhas internacionais. É neste contexto, dentro de um hangar, sem uma única fala que é encenada a montagem do espetáculo. “Um Príncipe Chamado Exupéry” é a quinta montagem da Cia Mútua no teatro de animação. Desde sua estréia, em 2010, o espetáculo se apresentou em importantes festivais do gênero, entre eles a II Semana Internacional de Teatro de Animação (SP), o 5º FITA Floripa (SC), o FILO – Festival Internacional de Teatro de Londrina (2015) e o 13º Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Belo Horizonte. Em 2012 circulou por 15 estados brasileiros pelo Projeto SESC Palco Giratório e em 2013 ocupou os espaços da CAIXA Cultural São Paulo e Brasília.

Roteiro/Dramaturgia: Mônica Longo, Guilherme Peixoto e Willian Sieverdt
Elenco: Mônica Longo e Guilherme Peixoto
Direção: Willian Sieverdt
Cenografia: Jaime Pinheiro

De 14 a 29 de maio, sáb e dom, às 16h e às 19h
Teatro de Anônimo
Rua dos Arcos, 24 - Lapa – RJ
Informações: (21) 98628-2511
Ingresso: R$ 10,00 (inteira)
Duração: 50 minutos
Classificação: Livre (indicado para crianças a partir de 8 anos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário