quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

V Bienal da Escola de Belas Artes / UFRJ

Mostra será inaugurada dia 5 de dezembro no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, no Centro, com obras em torno do tema “Tempo”. A V Bienal abre o calendário de comemorações dos 200 anos da Escola de Belas Artes, em 2016. Na inauguração, um cortejo percorrerá arredores com atores interpretando Dom João VI, Carlota Joaquina e a corte por ruas históricas, culminando na participação do projeto Tiradentes Cultural.

O Tempo é a bússola que orienta as obras da V Bienal da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA/UFRJ), que será inaugurada dia 5 de dezembro, às 10h, no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica (CMAHO), no Centro, RJ. Um dos principais polos de formação de artistas no país, a EBA  monta uma vitrine para mostrar a produção dos alunos da graduação e da pós-graduação, em consonância com a arte contemporânea. Vai além. Trata-se do evento inaugural do calendário cultural que vai comemorar os 200 anos de fundação da Escola de Belas Artes em 2016. Por isso, um cortejo com atores interpretando Dom João VI, Carlota Joaquina e um séquito percorrerá os arredores do CMAHO.

As obras, que ficarão expostas até fevereiro de 2016, são inspiradas no tema Tempo. O tempo ajuda a tratar de coisas que somos incapazes de mudar. O tempo traz formas de resistência às necessidades materiais, possibilitando criar mitos, crenças, conceitos inspirados pela imaginação. O tempo torna-se elemento revelador do corpo como plataforma de desejos e limitações. Experiências que buscam controlar a cultura sob o pretexto do poder do racionalismo.

Integram a V Bienal da Escola de Belas Artes/UFRJ os artistas Thaieny Dias, João Torracca, Cristina de Pádula, Marina Florindo, Chico Fernandes, Beatriz Vianna Reis, Rafael Lima, Mônica Coster Ponte, Claudia Lyrio, Mayla Goerisch, Verena Kael, Enorê, Vico Hiosken, Thainá Moura, Raquel Grandra, Victória Molgado, André Coutinho, Vanessa S., Mariana Paraizo, Ravi Tubenchlak, Ana Clara Guinle, Gustavo Torres, Karina Wolff, Fernando Rosa e o coletivo Nave.

Inauguração dia 5 de dezembro de 2015, sáb, às 10h
Visitação: Segundas, quartas e sextas, das 12h às 20h; terças, quintas, sábados e feriados, das 10h às 18h
Temporada: de 05 de dezembro de 2015 a 27 de fevereiro de 2016
Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica
Rua Luís de Camões, 68 - Centro
Informações: (21) 2242-1012
Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário