O PROGRAMA “POLOS CARIOCAS DE CIRCO – VIVA O CIRCO!” selecionou 4 instituições com reconhecida atuação, que atuarão como aceleradoras, com a finalidade de contibuir com o desenvolvimento e a qualificação da cena circense carioca, em seus diferentes segmentos, por meio da transferência de metodologias, modos, competências de criação e gestão, através de processos de Residência Artística e Interação Estética a serem realizadas nas sedes das companhias.
Como funcionará?
Através de editais públicos serão selecionados artistas e cias., para 4 residências específicas, que terão a oportunidade de incrementar suas qualificações técnicas e artísticas, criar e pesquisar novos números circenses, montar e apresentar espetáculo inédito e ocupar espaços físicos para ensaios e montagem de espetáculos.
A Cia UP Leon
Ao longo de 24 anos de existência, a Cia. Up Leon traz em seu currículo a experiência de montagem de 16 espetáculos autorais, 85 números e performances e 8 anos de oficinas de especialização técnica e artística circenses, tendo viabilizado a inserção de mais de 200 artistas no mercado de trabalho. Dialogando com os mais variados públicos, do infantil ao adulto, do singular ao exótico, do tradicional ao contemporâneo, a Up Leon prima por um apurado critério na construção de sua identidade visual, desenvolvendo figurinos com alto padrão de qualidade estética.
Compartilhar o conhecimento e a experiência adquirida ao longo dos anos pela Cia. com os artistas residentes, é contribuir para o desenvolvimento da cena carioca circense.
Como serão as residências?
Todas as residências terão duração de 2 meses, serão gratuitas e dirigidas a artistas, companhias ou grupos com comprovada atuação na cidade do Rio de Janeiro, desde que todos os integrantes sejam maiores de 18 anos. Os interessados deverão ler o edital (http://www.upleon.com.br/wp-content/uploads/2015/12/edital-polo-_-ATUALIZADO.pdf) e se inscrever através do formulário que consta no final do documento.
RESIDÊNCIA 1
CAPACITAÇÃO EM TÉCNICAS E HABILIDADES CIRCENSES(10 vagas – 16 horas semanais – 2 meses)
Os artistas residentes serão integrados às oficinas de qualificação e especialização técnica e artística desenvolvidas para o elenco da Companhia. O currículo é multidisciplinar, incluindo além das habilidades específicas de circo, oficinas de expressão artística e corporal.
RESIDÊNCIA 2
CRIAÇÃO DE NÚMEROS E PERFORMANCES CIRCENSES(5 artistas ou cias. – 12 horas semanais- 2 meses)
Os artistas terão a possibilidade de pesquisar e experimentar novas relações com o seu aparato e técnica, visando à criação de novos números e performances. Estes terão orientação dos coordenadores técnicos e artísticos da Up Leon para se dedicarem à sua pesquisa/experimentação e a composição coreográfica do seu número/performance, bem como receberão a produção de figurino/adereço e pesquisa/composição trilha sonora para a realização do número.
RESIDÊNCIA 3
CRIAÇÃO E MODELAGEM ESPETÁCULO(3 artistas ou cias – 12 horas semanais -2 meses)
Os três grupos contarão com todo o suporte técnico e artístico da Cia. Up Leon para a criação de um espetáculo totalmente inédito, desde a criação e concepção do roteiro, passando pela direção cênica, direção de arte, composição coreográfica, preparação técnica, direção musical e composição de trilha sonora original, concepção de iluminação, produção de arte (figurino e cenário) e projeto de identidade visual.
RESIDÊNCIA 4
ESPAÇO PARA ENSAIO(2 cias. – 12 horas semanais – 2 meses)
Os selecionados utilizarão o espaço e toda a infraestrutura da Cia. Up Leon, durante suas residências, com o objetivo de estudo, pesquisa e/ou ensaio de seus espetáculos e números. Este se destina a grupos que não possuem local para treinamento, criarem e finalizarem seus projetos artísticos.






Nenhum comentário:
Postar um comentário