segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Indicada ao Prêmio Shell por melhor texto, "Brimas" reestreia no Teatro Cândido Mendes

Montagem traz o encontro de duas senhoras imigrantes vindas do Egito e do Líbano para o Brasil, no inicio do século XX


Foto: Guga Melgar
A comédia Brimas, de Beth Zalcman e Simone Kalil, reestreia no Teatro Cândido Mendes dia 2 de janeiro, 21h em Ipanema. Após sucesso de crítica e de público, a peça cumpre temporada até 1º de fevereiro com sessões às sextas, sábados, domingos e segundas-feiras, 21h.

Indicada ao Prêmio Shell de teatro por melhor texto, a montagem dirigida por Luiz Antônio Rocha é baseada em histórias reais de duas senhoras imigrantes, Ester e Marion, que revivem, com muito humor, suas histórias, enquanto cozinham quibes para um velório. O riso, a saudade das famílias e as memórias do passado se misturam nessa história cheia de emoção e sabedoria.

Ester (Beth Zalcman) e Marion (Simone Kalil), uma judia e outra católica maronita são duas mulheres vindas do Egito e do Líbano respectivamente, que chegam ao Rio de Janeiro no início do século XX. Inspiradas em suas avós, as atrizes trazem para o palco lembranças familiares, que, mesmo sendo de religiões diferentes, são similares quando tangem o idioma, hábitos e costumes.

A plateia é recebida pelas Brimas assim que chega ao teatro. Elas servem quibes durante um velório e conversam com as pessoas. A comida acaba e as duas matriarcas se empenham em fazer mais tabuleiros de quibe. O público vai descobrindo a cultura do oriente médio e a coragem dessas matriarcas, amigas inseparáveis, apaixonadas pela vida.

A peça fala sobre o amor a terra em que se nasce, orgulho de pertencer à pátria brasileira que as acolheu como filhas, a travessia, o ir sempre em frente, a esperança, a memória do que ficou para trás, a saudade e a expectativa da alegria de dias melhores. Esses ingredientes representam a saga de muitos imigrantes.

Texto e atuação: Beth Zalcman e Simone Kalil
Direção: Luiz Antônio Rocha

De 2 de janeiro a 01 de fevereiro, sex, sáb, dom e seg, às 21h 
Teatro Cândido Mendes
Rua Joana Angélica, 63 – Ipanema
Informações:(21) 2267-7295
Preço: R$ 50,00 (inteira)
Duração: 70 minutos
Classificação: 10 anos


quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Inscrições abertas para as residências no Polo Carioca de Circo Cia. Up Leon

O que são os Polos Cariocas de Circo – Viva o Circo?
O PROGRAMA “POLOS CARIOCAS DE CIRCO – VIVA O CIRCO!” selecionou 4 instituições com reconhecida atuação, que atuarão como aceleradoras, com a finalidade de contibuir com o desenvolvimento e a qualificação da cena circense carioca, em seus diferentes segmentos, por meio da transferência de metodologias, modos, competências de criação e gestão, através de processos de Residência Artística e Interação Estética a serem realizadas nas sedes das companhias.

Como funcionará?
Através de editais públicos serão selecionados artistas e cias., para 4 residências específicas, que terão a oportunidade de incrementar suas qualificações técnicas e artísticas, criar e pesquisar novos números circenses, montar e apresentar espetáculo inédito e ocupar espaços físicos para ensaios e montagem de espetáculos.

A Cia UP Leon
Ao longo de 24 anos de existência, a Cia. Up Leon traz em seu currículo a experiência de montagem de 16 espetáculos autorais, 85 números e performances e 8 anos de oficinas de especialização técnica e artística circenses, tendo viabilizado a inserção de mais de 200 artistas no mercado de trabalho. Dialogando com os mais variados públicos, do infantil ao adulto, do singular ao exótico, do tradicional ao contemporâneo, a Up Leon prima por um apurado critério na construção de sua identidade visual, desenvolvendo figurinos com alto padrão de qualidade estética.

Compartilhar o conhecimento e a experiência adquirida ao longo dos anos pela Cia. com os artistas residentes, é contribuir para o desenvolvimento da cena carioca circense.

Como serão as residências?
Todas as residências terão duração de 2 meses, serão gratuitas e dirigidas a artistas, companhias ou grupos com comprovada atuação na cidade do Rio de Janeiro, desde que todos os integrantes sejam maiores de 18 anos. Os interessados deverão ler o edital (http://www.upleon.com.br/wp-content/uploads/2015/12/edital-polo-_-ATUALIZADO.pdf) e se inscrever através do formulário que consta no final do documento.

RESIDÊNCIA 1

CAPACITAÇÃO EM TÉCNICAS E HABILIDADES CIRCENSES
(10 vagas – 16 horas semanais – 2 meses)
Os artistas residentes serão integrados às oficinas de qualificação e especialização técnica e artística desenvolvidas para o elenco da Companhia. O currículo é multidisciplinar, incluindo além das habilidades específicas de circo, oficinas de expressão artística e corporal.

RESIDÊNCIA 2

CRIAÇÃO DE NÚMEROS E PERFORMANCES CIRCENSES
(5 artistas ou cias. – 12 horas semanais- 2 meses)
Os artistas terão a possibilidade de pesquisar e experimentar novas relações com o seu aparato e técnica, visando à criação de novos números e performances. Estes terão orientação dos coordenadores técnicos e artísticos da Up Leon para se dedicarem à sua pesquisa/experimentação e a composição coreográfica do seu número/performance, bem como receberão a produção de figurino/adereço e pesquisa/composição trilha sonora para a realização do número.

RESIDÊNCIA 3

CRIAÇÃO E MODELAGEM ESPETÁCULO
(3 artistas ou cias – 12 horas semanais -2 meses)
Os três grupos contarão com todo o suporte técnico e artístico da Cia. Up Leon para a criação de um espetáculo totalmente inédito, desde a criação e concepção do roteiro, passando pela direção cênica, direção de arte, composição coreográfica, preparação técnica, direção musical e composição de trilha sonora original, concepção de iluminação, produção de arte (figurino e cenário) e projeto de identidade visual.

RESIDÊNCIA 4

ESPAÇO PARA ENSAIO
(2 cias. – 12 horas semanais – 2 meses)
Os selecionados utilizarão o espaço e toda a infraestrutura da Cia. Up Leon, durante suas residências, com o objetivo de estudo, pesquisa e/ou ensaio de seus espetáculos e números. Este se destina a grupos que não possuem local para treinamento, criarem e finalizarem seus projetos artísticos.


terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Grupo Roda Gigante faz duas únicas apresentações dia 12 de dezembro, no Espaço Sesc

Palhaços do grupo Roda Gigante apresentam uma coletânea de cenas e números musicais comemorando seis anos de atuação nos hospitais e palcos cariocas


Foto: Celso Pereira
A partir das intervenções realizadas regularmente em hospitais públicos da cidade, os palhaços do Grupo Roda Gigante criaram um repertório de cenas e números musicais que divertem as plateias de todas as idades. Em comemoração aos seis anos de atuação, o grupo apresentará cenas de seu repertório, acompanhada de uma oficina de palhaçaria. O evento acontecerá no dia 12 de dezembro, no Espaço Sesc, com apresentações às 11h e 16h. A entrada é franca.

Em cena, Cristiana Brasil (Batuca), Diogo Cardoso (Simplício), Éber Inácio (Inácio), Florência Santángelo (Cucaracha), Guilherme Miranda (Adamastor), Julia Schaeffer (Shei-lá), Kadu Garcia (Provisório) e Marcos Camelo (Totó) fazem o público se divertir com histórias e situações criadas a partir do trabalho que o grupo desenvolve em quatro hospitais da cidade.

Os palhaços brincam, improvisam e priorizam a relação com a criançada da plateia. Os números musicais também fazem parte do espetáculo. Um violão, um acordeão, um cavaquinho e alguns instrumentos inusitados são tocados ao vivo, com arranjos e coreografias que ressaltam o humor do grupo.

O Roda Gigante está presente no Hospital Federal de Bonsucesso, Hospital Federal dos Servidores do Estado, Hospital Universitário Pedro Ernesto – UERJ, e IPPMG – UFRJ. Para mais informações acesse: www.rodagigante.org

OFICINA

A oficina será ministrada por integrantes do grupo e destinada a artistas e interessados nos princípios que regem a arte do palhaço. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do e-mail: boccanera.contato2@gmail.com

Direção: Flávia Reis
Elenco: Cristiana Brasil, Diogo Cardoso, Éber Inácio, Flávia Reis, Florência Santángelo, Guilherme Miranda, Julia Schaeffer, Kadu Garcia e Marcos Camelo

Dia 12 de dezembro, sáb, às 11h e às 16h
Espaço Sesc – Teatro de Arena
Rua Domingos Ferreira, 160 - Copacabana
Informações: (21) 2547-0156
Entrada franca – distribuição de senha 1 hora antes do espetáculo
Classificação: Livre
Duração: 50 minutos

Oficina: Oficina Roda gigante - 6 anos
Dia 12 de dezembro, sáb, de 13h30 às 15h30
Espaço Sesc
Rua Domingos Ferreira, 160 - Copacabana
Informações: 2547-0156


'Consertam-se Imóveis', indicado em duas categorias ao prêmio Cesgranrio 2015, em única apresentação no Sesc Niterói

Foto: Guga Millet
Após estrear no Espaço SESC, numa bem-sucedida temporada, o espetáculo “Consertam-se Imóveis” chamou a atenção da crítica entrando para a lista dos melhores espetáculos apresentados no 1º semestre do ano.

Indicado ao Prêmio CESGRANRIO 2015 nas categorias “melhor texto” para Keli Freitas e “melhor cenário” para Lorena Lima, o espetáculo fará uma única apresentação no SESC Niterói dia 11 de
dezembro, 19h.

'Consertam-se Imóveis' conta a história de uma família cuja trama é firmemente entrelaçada, figurando no centro um nó fundamental: a mãe, idosa e enferma. Ao se verem diante de situações inesperadas e de um iminente colapso, todos os seus membros se articulam em desdobrados esforços para poupar a matriarca de sobressaltos que podem ser fatais. Com relativo êxito, este controle dura até que alguns acontecimentos escapam novamente do roteiro inicial, obrigando-os a investir toda a energia em empreender novas mudanças justamente para que nada mais mude.

Idealização e direção: Cynthia Reis
Texto: Keli Freitas
Elenco: Eduardo Cravo, Jarbas Albuquerque, Raquel Alvarenga, Suzana
Nascimento

Dia 11 de dezembro, sex, às 19h 
SESC Niterói
Rua Padre Anchieta – 56 – São Domingos - Niterói
Informações: (21) 2704-2614
Ingresso: R$ 8,00 (inteira); R$ 2,00 (associados SESC)
Classificação: 14 anos
Duração: 80 min


Em Cena Para Todos apresenta 'O Natal das Princesas do Gelo'

Musical infantil fica em cartaz de 5 a 20 de dezembro, aos sábados e domingos, às 16h


O projeto Em Cena Para Todos apresenta, em curtíssima temporada, o espetáculo infantil "O Natal das Princesas do Gelo", no Teatro Glauce Rocha. O musical fica em cartaz de 5 a 20 de dezembro, aos sábados e domingos, às 16h. Os ingressos custam apenas R$10,00  (inteira) e R$5,00 (meia).  

O espetáculo é uma livre adaptação inspirada no conto de fadas  “A Rainha da Neve”, de Hans Christian Andersen, unificada ao sucesso "Frozen Aventura Congelante", ao curta metragem “Frozen Fever” e trazida para os palcos com muita interatividade, músicas e um leve toque de humor. Tudo isso com os temas Natal - o espetáculo contará com a presença do Papai Noel! -, solidariedade, amor e união das famílias. 

A festa - Elsa prepara uma festa surpresa para sua irmã Anna, com ajuda de Kristoff e Olaf, enquanto Hans está isolado por causa de suas maldades. Elsa e Anna ainda não conseguiram esquecer tudo que aconteceu e revivem em sonho toda a jornada, desde o isolamento de Elsa até o fim do inverno causado por ela.

Cia Faz Arte
Texto e direção: Beto Moreno
Elenco: Carol Matos, Beto Moreno, Daniel Policarpo, Dhully Andrade, Ricardo Xavier

Até 20 de dezembro, sáb e dom, às 16h
Teatro Glauce Rocha 
Av. Rio Branco, 179 - Centro
Informações: (21) 2220-0259
Ingresso: R$ 10,00 (inteira)
Classificaçãolivre
Duração: 50 minutos

'O que te Move?'

Espaço Tom Jobim recebe espetáculo de dança flamenca


Foto: Marcelo Cortez
O Studio Gesto apresenta nos dias 15, 16 e 17 de dezembro seu 16º espetáculo de dança flamenca ‘O que te move?’. As sessões acontecem no Espaço Tom Jobim - Teatro, no Jardim Botânico, às 20h30. A meia-entrada custa R$40.

Pina Bausch, considerada uma das coreógrafas mais importantes do século 20, resumiu o propósito de seu trabalho em uma frase: "O que me interessa não é como as pessoas se movem, mas sim o que as move”. Inspirada nesta reflexão, a bailarina e mestra em dança Eliane Carvalho resolveu trazer para o palco, através da dança flamenca, o questionamento: ‘O que te move?’.

A partir de um show forte e visceral, os 80 alunos-bailarinos do Studio Gesto apresentam 12 números, entre solos e coreografias em grupo, evidenciando a força e singularidade da dança espanhola. Em performances especiais os bailarinos fazem uso de elementos típicos da cultura flamenca: castanholas, xales e bata de cola (saia com cauda). Além disso, a montagem conta com uma banda formada por 10 músicos, que executam ao vivo a trilha sonora assinada por Luciano Camara.

SORTEIO DE BOLSAS DE DANÇA
O Studio Gesto irá sortear bolsas de estudo após as apresentações do espetáculo ‘O que te move?’. Os contemplados irão ganhar um mês de aula no nível básico da dança flamenca.  O Studio Gesto fica na Av. Nossa Sra. de Copacabana, 1138 (loja E) – Copacabana. Contato: 98228-6448.

Bailarinos: 80 bailarinos em cena com a presença dos principais nomes do Flamenco no Rio de Janeiro (Clara Kutner, Eliane Carvalho, Laura Laguna entre outros).

Músicos:
Baixo: Bruno Vitale
Cante flamenco: Diego Zarcón
Flauta: María Toro
Guitarra flamenca: Luciano Camara
Percussão: Alejo
Violoncelo: Maria Clara Valle
Violino: Fernando Pereira

Direção Geral: Eliane Carvalho
Coreografias: Eliane Carvalho, Clara Kutner, Laura Laguna, Maira Pedroso, Milene Muñoz e Andressa Abrantes

De 15 a 17 de dezembro, ter, qua e qui, às 20h30
Espaço Tom Jobim - Teatro
Rua Jardim Botânico, 1008 - Jardim Botânico
Informações: (21) 2274-7012
Ingresso: R$ 80,00 (inteira) / R$ 40,00 (antecipado)
Venda antecipada: Studio Gesto (Av. Nossa Sra. de Copacabana, 1138 – Copacabana - Tel: 98228-6448)
Duração: 90 minutos
Classificação: Livre


Quadra da Tradição em Madureira recebe o projeto 'Solidariedade é Show' em prol da Caccst

Cia Atores In Cena promove evento beneficente com vários artistas dia 15 de dezembro, 19h


Buchecha é uma das atrações do show
No dia 15 de dezembro de 2015 acontece a primeira edição do “Solidariedade é Show” promovida pela Cia Atores In Cena em prol da Casa de Apoio à Criança com Câncer Santa Teresa – Caccst. Além dos shows de música, artistas de televisão, atletas e personalidades que apoiam a instituição e representantes de empresas parceiras marcarão presença, todos dando depoimentos em função da iniciativa.

Há 10 anos no mercado, sob direção do ator e produtor João Junior, Cia  vem produzindo além de show, espetáculos de teatro, cinema e festivais de música e dança.

Com uma programação recheada de grandes atrações, a intenção é conseguir recursos que ajudem a instituição que atua no terceiro setor e trata de crianças com câncer há 15 anos no centro do Rio. Hoje a casa acolhe 80 famílias do Rio e de outros estados brasileiros.

Nomes como Banda Malta, Sambô, Buchecha, Kelly Key, Lexa, Mc Sapão, Jeff, UM44K, Mc Koringa, Mc Tarapi, Michael Band, Dj Rose Amorim, Dj Andre Barbarioli, dentre outros já estão confirmados para animar o público a partir das 19h na Casa de Shows da Tradição que fica na Estrada Intendente Magalhães, 160, Madureira.

Dia 15 de dezembro, ter, às 19h
Casa de Shows Tradição
Estrada Intendente Magalhães, 160 – Madureira
Informações: (21) 2496-8686 / 7834-3561
Ingresso: Primeiro Lote - R$ 10,00 (Pista); R$ 20,00 (Jirau); R$ 30,00 (Pista Premium); R$ 500,00 (Camarote)
Contato: solidariedadeshow@atresincena.com.br
Classificação: 16 Anos


quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Exposição 'Múltiplos de Dois' exibe diferentes formas de encadernação na criação de livros

Os modelos criados pela artista Gabriela Irigoyen, expostos na mostra em cartaz Múltiplos de Dois, ganham destaque neste único encontro. Exemplos de técnicas de encadernação, costuras e acabamentos são abordados, a fim de ensinar a cada aluno diferentes possibilidades estéticas e estruturais na criação de livros.

Professora: Gabriela Irigoyen
Informações: biblioteca.ccjf@trf2.jus.br
ATENÇÃO: As vagas para a oficina já estão esgotadas.

Dia 05 de dezembro, sáb, de 13h às 18h
Centro Cultural Justiça Federal - Sala de Leitura do 2º andar
Av. Rio Branco, 241 - Centro
Informações: (21) 3261-2550
Entrada franca

Leandro Goulart e Afra Gomes ministram a oficina "Teatro Para Jovens", do projeto Em Cena Para Todos

Curso gratuito começa este sábado e vai até dia 20 de dezembro


O projeto Em Cena Para Todos apresenta a oficina gratuita "Teatro Para Jovens". As aulas começam no próximo sábado (dia 5) e vão até o dia 20 deste mês, sempre aos sábados e domingos, das 14h30 às 16h30, no Teatro Glauce Rocha. E serão ministradas pelos autores e diretores Afra Gomes e Leandro Goulart. Os interessados devem enviar um e-mail solicitando a inscrição, não é necessário ser ator nem ter feito nenhum curso de teatro anteriormente. Os alunos devem ter a partir de 10 anos.  
Afra Gomes e Leandro Goulart dão aulas de teatro na Oficina dos Atores, que surgiu em 2008, quando a dupla, que é responsável pela revelação de novos talentos no teatro e na televisão e por espetáculos de sucesso como "Pout-PourRir", "No Conjugado", "Garotos", "Meninos e Meninas", entre outros, resolveu passar o que aprendeu em anos de experiência no mundo do teatro e da TV. O curso, que já viajou o país, costuma a trabalhar potenciais atores através de técnicas inéditas preparadas exclusivamente para adolescentes, misturando corpo e voz (enfatizando respiração, dicção, projeção de voz), preparação corporal, decupagem e interpretação de texto, melhorando significativamente o desempenho desses jovens.

Buscando desenvolver um trabalho único, para que atores iniciantes, intermediários ou experientes, desenvolvam a criatividade tanto na criação de uma personagem, quanto no desenvolvimento de um texto, além de ética e postura profissional. Ao longo da oficina, de acordo com a idade e o desenvolvimento pessoal, alguns atores são indicados para trabalhos e convidados a integrar montagens profissionais.

Os interessados devem enviar currículo para: contato@ymbuentretenimento.com.br
Idade: a partir de 10 anos
Lotação: 20 alunos

De 5 a 20 de dezembro, sáb e dom, de 14h30 às 16h30
Teatro Glauce Rocha
Av. Rio Branco, 179 - Centro
Informações: (21) 2220-0259
Gratuito
Classificação: 10 anos

Em Cena Para Todos promove o debate 'Cultura é um Bom Negócio', no Teatro Glauce Rocha

Evento acontece nesta sexta, dia 4, das 14h às 16h e conta com a presença do gestor cultural Claudio Gomide


O projeto Em Cena Para Todos promove, nesta sexta-feira, dia 4, o debate "Cultura é um Bom Negócio", das 14h às 16h, no Teatro Glauce Rocha. Em pauta, projetos culturais, investimentos públicos e privados e dificuldades dos investimentos no setor em decorrência da crise financeira. O debate será mediado pelo gestor cultural Cláudio Gomide.

O objetivo do evento é abrir um amplo debate sobre projetos culturais, o que as empresas esperam de um projeto, como transformar sua ideia em um projeto, como inscrevê-lo nas leis de incentivos fiscais, como seguir trabalhando com cultura no meio da crise financeira. O debate é aberto gratuitamente ao público em geral, artistas, produtores culturais, estudantes e a todos os interessados no tema.

Claudio Gomide é gestor cultural, com foco em sistemas de cultura (Federal, Estaduais e Municipais), advogado, mestre em Educação e Cultura pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP), doutorando em Antropologia da Cultura pela Universidade Federal Fluminense (UFRJ), atua como parecerista de editais culturais a níveis nacionais e foi diretor de Cultura da Fundação de Cultura de Petrópolis/RJ, de 2012 a 2014.

Dia 04 de dezembro, sex, de 14h às 16h
Teatro Glauce Rocha
Av. Rio Branco, 179 - Centro
Informações: (21) 2220-0259
Entrada Franca
Classificação: livre

Peça inédita no Brasil, 'Cara de Fogo' estreia dia 04 de dezembro no CCBB Rio

Espetáculo do dramaturgo alemão Marius von Mayenburg ganha direção de Georgette Fadel 


Foto: Renato Mangolin
Uma família disfuncional, decadente e presa num limbo entre a falta de comunicação e a ausência de amor. Escrita em 1998 pelo dramaturgo alemão Marius von Mayenburg, a obra Cara de fogo ganha sua primeira montagem profissional no Brasil. Com direção de Georgette Fadel, a peça estreia no dia 04 dezembro, no CCBB Rio de Janeiro. A temporada segue até 24 de janeiro, sempre de quinta a domingo. Formado por Isaac Bernat, Soraya Ravenle, Julia Bernat, Johnny Massaro e Alexandre Barros, o elenco também assina a idealização do projeto, ao lado do ator e produtor associado Pablo Sanábio.

Em cena, uma família em sua formação tradicional – um pai (Isaac Bernat), uma mãe (Soraya Ravenle) e um casal de filhos, Olga (Julia Benart) e Kurt (Johnny Massaro) – vive uma violenta falta de comunicação sob o mesmo teto. Uma pequena sala branca e poucos elementos cênicos fazem do cenário uma casa claustrofóbica. Os pais estão acomodados em uma relação patética que só faz aumentar a distância entre eles e a realidade desconhecida da vida de seus filhos. O pai se esconde atrás de seus jornais lendo obsessivamente sobre prostitutas assassinadas. Enquanto que a mãe, anestesiada, tenta encobrir os seus sentimentos e a mulher que ela realmente é.

O filho adolescente, Kurt, é fascinado pelo fogo e gosta de incendiar animais que esconde na garagem. Uma relação incestuosa entre Kurt e a sua irmã mais velha, a jovem Olga, surge como um incêndio que os consome. Quando Olga traz para casa o seu primeiro namorado, Paul (Alexandre Barros), ele rapidamente passa a fazer parte do cotidiano da família, sendo acolhido com entusiasmo pelo pai. Mas a obsessão de Kurt com a irmã e com o fogo se tornam incontroláveis e as consequências são brutais.

Autor: Marius von Mayenburg
Direção: Georgette Fadel

De 4 de dezembro de 2015 a 24 de janeiro de 2016, qui a dom, às 19h30
Período de recesso: de 21/12/2015 a 06/01/2016
CCBB Rio - Teatro 3
Rua Primeiro de Março 66 – Centro
Informações: (21) 3808-2020
Ingressos: R$ 10,00 (inteira)
Duração: 90 minutos
Classificação: 18 anos


Midrash Centro Cultural prorroga temporada da comédia “Brimas”, de Beth Zalcman e Simone Kalil, lançando sessões extras

Montagem traz o encontro de duas senhoras imigrantes vindas do Egito e do Líbano para o Brasil, no inicio do século XX


Foto: Guga Melgar
Devido ao sucesso de público, o Midrash Centro Cultural do Leblon, prorrogou a temporada da comédia Brimas e criou novas sessões para o texto de Beth Zalcman e Simone Kalil.

Dirigido por Luiz Antônio Rocha, Brimas é baseado em histórias reais de duas senhoras imigrantes, Ester e Marion, que revivem, com muito humor, suas histórias, enquanto cozinham quibes para um velório. O riso, a saudade das famílias e as memórias do passado se misturam nessa história cheia de emoção e sabedoria.

A peça fala sobre o amor a terra em que se nasce, orgulho de pertencer à pátria brasileira que as acolheu como filhas,  a travessia, o ir sempre em frente, a esperança, a memória do que ficou para trás, a saudade e a expectativa da alegria de dias melhores. Esses ingredientes representam a saga de muitos imigrantes.

Duas senhoras imigrantes, Ester e Marion, revivem, com muito humor, suas histórias, enquanto cozinham quibes para um velório. O riso, a saudade da família e as memórias do passado se misturam nessa história cheia de emoção e sabedoria.

Texto e atuação: Beth Zalcman e Simone Kalil
Direção: Luiz Antônio Rocha

Até 13 de dezembro, seg, às 18h e às 20h30; ter e dom, às 18h e às 20h; qui, às 19h e às 20h30  
Midrash Centro Cultural
Rua General Venâncio Flores, 182 – Leblon
Informações: (21) 2239-1800
Ingresso: R$ 40,00 (inteira)
Duração: 70 minutos
Classificação: 10 anos


V Bienal da Escola de Belas Artes / UFRJ

Mostra será inaugurada dia 5 de dezembro no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, no Centro, com obras em torno do tema “Tempo”. A V Bienal abre o calendário de comemorações dos 200 anos da Escola de Belas Artes, em 2016. Na inauguração, um cortejo percorrerá arredores com atores interpretando Dom João VI, Carlota Joaquina e a corte por ruas históricas, culminando na participação do projeto Tiradentes Cultural.

O Tempo é a bússola que orienta as obras da V Bienal da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA/UFRJ), que será inaugurada dia 5 de dezembro, às 10h, no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica (CMAHO), no Centro, RJ. Um dos principais polos de formação de artistas no país, a EBA  monta uma vitrine para mostrar a produção dos alunos da graduação e da pós-graduação, em consonância com a arte contemporânea. Vai além. Trata-se do evento inaugural do calendário cultural que vai comemorar os 200 anos de fundação da Escola de Belas Artes em 2016. Por isso, um cortejo com atores interpretando Dom João VI, Carlota Joaquina e um séquito percorrerá os arredores do CMAHO.

As obras, que ficarão expostas até fevereiro de 2016, são inspiradas no tema Tempo. O tempo ajuda a tratar de coisas que somos incapazes de mudar. O tempo traz formas de resistência às necessidades materiais, possibilitando criar mitos, crenças, conceitos inspirados pela imaginação. O tempo torna-se elemento revelador do corpo como plataforma de desejos e limitações. Experiências que buscam controlar a cultura sob o pretexto do poder do racionalismo.

Integram a V Bienal da Escola de Belas Artes/UFRJ os artistas Thaieny Dias, João Torracca, Cristina de Pádula, Marina Florindo, Chico Fernandes, Beatriz Vianna Reis, Rafael Lima, Mônica Coster Ponte, Claudia Lyrio, Mayla Goerisch, Verena Kael, Enorê, Vico Hiosken, Thainá Moura, Raquel Grandra, Victória Molgado, André Coutinho, Vanessa S., Mariana Paraizo, Ravi Tubenchlak, Ana Clara Guinle, Gustavo Torres, Karina Wolff, Fernando Rosa e o coletivo Nave.

Inauguração dia 5 de dezembro de 2015, sáb, às 10h
Visitação: Segundas, quartas e sextas, das 12h às 20h; terças, quintas, sábados e feriados, das 10h às 18h
Temporada: de 05 de dezembro de 2015 a 27 de fevereiro de 2016
Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica
Rua Luís de Camões, 68 - Centro
Informações: (21) 2242-1012
Entrada franca

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Preta Gil e Juliana Paes se unem em nome da solidariedade

'Bazar da Preta com Juliana Paes' acontece na Miranda – Espaço Lagoon


O tradicional Bazar da Preta, organizado pela cantora Preta Gil, já tem data marcada para acontecer. O evento vai ser no dia 6 de dezembro, das 15h às 20h. E este ano, a cantora vai se unir à atriz Juliana Paes, que abriu as portas de seu guarda-roupa e resolveu se juntar à cantora nessa iniciativa. Por isso, em sua edição de 2015 o bazar vai se chamar Bazar da Preta com Juliana Paes.

Com o objetivo de arrecadar fundos para ajudar instituições beneficentes, o evento vende roupas, sapatos, bolsas e acessórios doados pela própria cantora, bem como por amigos famosos sensibilizados pela iniciativa. Com isso, o público presente no local poderá comprar peças em ótimo estado, doadas por famosos como Angélica, Anitta, Carolina Dieckmann, Danilo Faro, Fernanda Paes Leme, Fernando Torquatto e Sabrina Sato, que sempre ajudam na realização do bazar.

Preta Gil destina o lucro obtido com a realização do bazar para a Casa de Apoio à Criança com Câncer Santa Teresa. A CACCST é uma instituição com 15 anos de existência, localizada no Rio de Janeiro, no bairro do Estácio. Atualmente, a casa presta assistência a 62 crianças em tratamento dos mais diversos tipos da doença. Foi pensando nisso que Preta resolveu se unir à instituição, para fazer um Natal mais feliz para essas crianças.

Já a atriz Juliana Paes doará a outra parte do lucro para a Casa Maria de Magdala, que presta assistência social aos portadores do vírus da AIDS. A instituição, que fica em Niterói, funciona como um abrigo para os HIV soropositivos, adultos em fase crônica, avançada, terminal ou considerada fora de possibilidades terapêuticas, e ainda a crianças em qualquer estágio da doença.

Dia 06 de dezembro, dom, de 15h às 20h
Miranda - Espaço Lagoon
Avenida Borges de Medeiros, 1424 - Piso 2 - Lagoa
Informações: (21) 2239-0305
Entrada (revertida): R$ 20,00