A Cia Teatral Milongas apresenta durante o mês de novembro o projeto 'Arte na Praça', que levará sessões gratuitas do infantil 'Contos Fadados' e oficina de criação para quatro bairros do Rio de Janeiro: Grajaú, Madureira, Catete e São Cristovão.
O evento acontece aos domingos em duas partes: das 10h às 11h apresentação do espetáculo; das 11h às 13h o ator Matheus Rebelo ensina a garotada a produzir brinquedos e instrumentos musicais a partir de materiais recicláveis. A brincadeira termina com uma apresentação musical comandada pelos próprios participantes.
Os primeiros locais a receberem o projeto foram a Praça Edmundo Rêgo, no Grajaú (8/11) e o Parque de Madureira (15/11). Os próximos serão o Museu da República, no Catete (22/11) e finaliza no Parque da Quinta da Boa Vista em São Cristovão (29/11).
O Espetáculo
'Contos Fadados', com texto e direção de Breno Sanches, é um espetáculo interativo inspirado em jogos de mesa tipo Detetive ou Scotland Yard, em que os atores são as peças do tabuleiro e os jogadores são os próprios espectadores, com um final sempre surpreendente.
A dinâmica apresentação começa com o mistério "Quem roubou o livro do autor no mundo dos contos e está destruindo as histórias tradicionais?" Os suspeitos são os personagens excluídos destes contos: Rogério Luiz, o quarto porquinho; Chato, o oitavo anão; e Isabela, a irmã da Chapeuzinho Vermelho, papeis que os atores descobrem através de um sorteio feito em cena quem irá interpretá-los naquele dia, tornando as encenações sempre diferentes.
A partir daí a criançada torna-se parte da trama e assume a função de detetive, com a tarefa de observar atenciosamente o comportamento de cada personagem e os seus motivos para sumir com o livro dos contos. Além disso, o público tem autonomia para escolher o caminho que os suspeitos vão seguir em cena, tendo como base uma tela de pano ao fundo do cenário que simula um enorme tabuleiro de jogo rústico, onde cada sugestão leva a um caminho diferente na trama.
Ao final, através das pistas deixadas pelos suspeitos, a plateia, representada por um espectador que recebe o título de rei e/ou rainha da apresentação, diz quem é o culpado. Se errar, o vilão vence; se acertar, salva o mundo dos contos e suas histórias.
Direção e Dramaturgia: Breno Sanches
Elenco: Breno Sanches, Hugo Sousa e Roberto Rodrigues
Músico: Matheus Rebelo
A OFICINA
A 'Oficina de criação de brinquedos e instrumentos musicais' estimula a criatividade da criança ao transformar materiais reciclados (latas, garrafas pet e palitos de madeira) em novos e divertidos objetos como chocalhos, apitos e bateria. Após essa etapa da confecção, os pequenos se unem para formar um número musical utilizando suas próprias criações. Sob a orientação de Matheus Rebelo, ator e integrante da Cia com experiência recreativa, a garotada vai poder, além de brincar, aprender mais sobre musicalidade, ritmo e intensidade. E, em meio a tantos estímulos, as crianças têm contato com a concentração, coletividade e coordenação motora.
Ministrantes e músicos: Matheus Rebelo, Roberto Rodrigues e Hugo Souza
De 08 a 29 de novembro, de 10h às 11h (apresentação do espetáculo Contos Fadados) e de 11h às 13h (Oficina + apresentação musical dos participantes)
Classificação: Livre
Entrada Franca
PROGRAMAÇÃO:
Dia 08/11 - Praça Edmundo Rêgo - Grajaú.
Dia 15/11 - Parque Madureira - Madureira. (Rua Soares Caldeira, 115 - Madureira)
Dia 22/11 - Museu da República (Rua do Catete, 153 - Catete)
Dia 29/11 – Parque Quinta da Boa Vista (Avenida Pedro II, s/n - São Cristóvão).

Nenhum comentário:
Postar um comentário