Comemorando 40 anos de carreira, a atriz, encenadora e diretora Maria Manuela de Lobão Soeiro, pioneira e um dos grandes nomes do teatro de Moçambique, é a homenageada deste ano. Para celebrar os 450 anos do Rio, o FESTLIP promove pela primeira vez um concurso de poesia, aberto a todos os países de língua portuguesa, com temática sobre a cidade. Durante o festival, os melhores textos serão apresentados em uma exposição audiovisual no Oi Futuro Flamengo, interpretados por atores cariocas.
Outra novidade é a parceria entre o FESTLIP e a renomada companhia portuguesa Teatro da Garagem, do diretor Carlos Pessoa. A coprodução dará origem a um espetáculo inédito a ser apresentado na próxima edição do festival, com atores de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal, a partir da oficina “A falar que a gente se entende”, intensificando o intercâmbio entre os atores dos países lusófonos. A Escola de Artes Visuais do Parque Lage, a Escola de Cinema Darcy Ribeiro, o Morro de São Carlos e o restaurante Zazá Bistrô completam o circuito de atividades do FESTLIP 2015.
Com realização da Talu Produções, o festival tem apresentação e patrocínio do Governo do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, da Oi, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e da Secretaria Municipal de Cultura. Também conta com a parceria da Ouro Verde Produções desde 2010.
MOSTRA TEATRAL
ANGOLAKULONGA, com o espetáculo Filhos da Pátria
ELINGA TEATRO, com o espetáculo As Bondosas
BRASIL
COMPANHIA DE TEATRO LUNA LUNERA, com o espetáculo Aqueles Dois
CABO VERDE
SIKINADA – COMPANHIA DE TEATRO, com o espetáculo Adão e Eva
GALÍCIA
BORJA FERNÁNDEZ, com o espetáculo Barbazul
MOÇAMBIQUE
MUTUMBELA GOGO, com o espetáculo Os meninos de ninguém
PORTUGAL
ELMANO SANCHO, com o espetáculo Misterman
TEATRO DA GARAGEM, com o espetáculo Finge
Leia mais sobre o FESTLIP e confira toda a programação do festival em www.festlip.com.

Nenhum comentário:
Postar um comentário